Índice
O que pode levar à surdez?
A surdez ou deficiência auditiva diz respeito à perda parcial ou total da audição, ou seja, quando o cérebro não recebe informações sonoras suficientes dos ouvidos. A perda auditiva pode ser temporária, permanente ou flutuante, afetando um ou ambos os ouvidos. Entre suas principais causas estão: má formação congênita, predisposição genética, lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo, ou ainda alguma doença que prejudique este órgão.
Quais os tipos de surdez?
Antes de falarmos quais são os tipos de surdez, é importante saber como é a estrututura do ouvido e como ele funciona.
Nosso ouvido é dividido em 3 partes:
Orelha externa: constituída pela parte visível da orelha e pelo canal auditivo;
Ouvido médio: formado pelo tímpano e por 3 ossículos que tem a função de amplificar o som (martelo, bigorna e estribo);
Ouvido interno: órgão responsável por criar os impulsos nervosos que vão do nervo auditivo até o cérebro.
Dito isso, podemos classificar a surdez em: perda auditiva condutiva e perda auditiva neurossensorial.
Perda auditiva condutiva
A perda auditiva condutiva ocorre quando há algum bloqueio que atrapalhe a chegada do som ao ouvido, como o acúmulo de cera ou objetos estranhos. Ela também pode ser causada por fluido no ouvido médio. Nesses casos, uma cirurgia ou intervenção podem reestabelecer a audição total.
Entretanto, como o ouvido interno não é afetado pela perda auditiva condutiva, o uso de um aparelho auditivo já pode restaurar a audição com sucesso.
Perda auditiva neurossensorial
A perda auditiva neurossensorial é provocada por problemas no ouvido interno ou no nervo auditivo, que leva as informações do ouvido até o cérebro. Como se tratam de estruturas mais delicadas, a perda auditiva neurossensorial tende a ser mais difícil de recuperar a audição total.
Entretanto, o uso de aparelhos auditivos pode trazer grandes benefícios e permitir uma vida praticamente normal ao paciente.
Se o problema for uma audição é muito baixa, pode ser recomendado fazer um implante coclear. Os implantes cocleares são aparelhos auditivos colocados cirurgicamente no ouvido interno, com o objetivo de estimular artificialmente o nervo da audição.
Causas da surdez
- Idade
- Ruídos (PAIR)
- Infecções
- Alteração na tireoide
- Remédios e medicamentos
- Perfuração de tímpano
- Surdez congênita
- Perda auditiva transitória
Qual a diferença entre surdez e deficiência auditiva?
Deficiência Auditiva é a perda parcial da audição e da capacidade de ouvir sons. Já surdez refere-se à perda total da audição, ou seja, a pessoa surda não ouve completamente nada.
Como saber se você está perdendo a audição?
Confira alguns sintomas que podem indicar perda parcial ou total da audição:
- Falar muito alto;
- Dificuldade de falar ao telefone;
- Pedir para repetirem alguma informação várias vezes;
- Sensação de ouvido tapado ou zumbido no ouvido;
- Olhar constantemente para os lábios dos familiares e amigos para entender melhor as falas;
- Assistir TV ou ouvir rádio em alto volume;
- Problemas para ouvir consoantes.
Grau de perda auditiva
A perda auditiva pode ser classificada em:
Leve: quando a pessoa ouve a partir dos 25 decibéis até aos 40 e tem dificuldades para ouvir em ambientes ruidosos;
Moderada: quando o indivíduo ouve entre os 41 até aos 55 decibéis e tem dificuldades e manter uma conversa em grupo.
Acentuada: quando a pessoa ouve a partir dos 56 até aos 70 decibéis e ouve apenas barulhos mais altos, como um choro de bebê ou um aspirador de pó. Nesses casos, é necessário o uso do aparelho auditivo.
Severa: quando o indivíduo ouve apenas a partir dos 71 até aos 90 decibéis e só ouvir sons ruídos mais fortes, como latidos de cachorros e sons graves de piano;
Profunda: quando a pessoa só ouve a partir dos 91 decibéis e não identifica nenhum som, se comunicando apenas pela linguagem de sinais.
Tratamentos para surdez
O primeiro passo para tratar de um caso de surdez parcial ou total é procurar um médico otorrinolaringologista especialista para fazer o diagnóstico correto.
O diagnóstico pode ser feito com testes simples com diapasão para afinação, instrumento metálico em forma de forquilha utilizado para afinar instrumentos e vozes. Também podem ser realizados testes de audiometria.
Independente do grau da perda auditiva, hoje a medicina oferece diferentes opções para a recuperação da audição, como aparelhos auditivos, implantes cocleares, cirurgias, e correção de tímpano perfurado para remoção de otite.
Tratamentos de surdez em Brasília, no Distrito Federal
Se você mora em Brasília, no Distrito Federal, e sofre com perda auditiva parcial ou total, agende uma consulta na nossa clínica e recupere sua audição e sua qualidade de vida.