Índice
O que é Adenoide?
Adenoide é o nome que se dá ao conjunto de dois pequenos aglomerados de tecido linfático, que fica entre o nariz e a garganta – um de cada lado -, responsável por parte do sistema imunológico contra micro-organismos.
Muitos confundem a adenoide com uma doença ou enfermidade, mas, na verdade, trata-se de uma defesa do nosso organismo contra vírus e bactérias presentes nas partículas aéreas. Junto com as amígdalas, a adenoide protege as cavidades nasais, bucais e a garganta contra possíveis infecções.
Geralmente, a adenoide começa a aparecer na primeira infância, por volta dos 2 anos de idade, se desenvolve mais entre os 3 e os 4 anos, e passa a diminuir após os 7 anos até se extinguir de vez na adolescência.
Apesar de fazer parte do nosso sistema imunológico, a adenoide pode trazer algumas complicações, principalmente nessa fase em que está em expansão, podendo, por exemplo, acarretar a obstrução da passagem do ar pelo nariz, provocando a hipertrofia de adenoide. Outro problema é quando a infecção é recorrente, o que chamamos de adenoidite.
Em ambos os casos é recomendado procurar um otorrinolaringologista para iniciar um tratamento adequado.
Quais são os sintomas da adenoide?
Existem alguns sintomas que podem ser observados na criança que indicam a possibilidade de problemas com a adenoide. Veja alguns abaixo:
- Dificuldade de respirar pelo nariz;
- Respiração frequente pela boca;
- Ronco, apneia e sono agitado;
- Problemas de sinusite, faringite e otite;
- Dificuldades de audição;
- Alterações dentárias e desalinhamento da arcada ou dos ossos da face;
- Irritabilidade e baixa concentração;
- Dificuldade para comer;
- Incontinência urinária durante o sono.
Tratamento
Uma vez inflamada, a adenoide pode ser tratada inicialmente através do uso de antibióticos. A Amoxicilina, geralmente, é a mais indicada para iniciar o tratamento. O otorrino também pode receitar anti-inflamatórios ou corticóides, em caso de inflamação devido a alergias. Porém, em alguns pode ser recomendado a adenoidectomia, procedimento cirúrgico para a retirada das adenoides.
Quando a cirurgia de adenoide é indicada?
A cirurgia de adenoide é recomendada quando o uso dos remédios não tem o efeito esperado ou quando os sintomas da adenoidite são recorrentes.
Confira alguns sintomas que podem levar à adenoidectomia:
- Sinusite ou otite frequente;
- Apnéia do sono;
- Perda da audição;
- Obstrução nasal grave.
É importante ressaltar que a remoção das adenoides não interfere no nosso sistema imunológico, já que temos outras formas de defesa no nosso organismo.
Como é a cirurgia?
Em primeiro lugar, é importante dizer que a cirurgia de adenoide deve ser realizada por um profissional otorrinolaringologista capacitado.
O procedimento cirúrgico é relativamente simples. Dura cerca de 30 minutos e é realizado com anestesia geral. As adenoides são retiradas pela boca.
Se o paciente também tiver problemas de amígdalas, elas também podem ser removidas na mesma cirurgia.
A recuperação dura em torno de duas semanas, mas o paciente pode voltar para casa no mesmo dia da cirurgia, não sendo necessário a internação. Entretanto, é necessário repousar durante esse período e fazer o uso correto dos medicamentos prescritos pelo otorrino.
Tratamento de adenoide em Brasília, Distrito Federal
Se você tem problemas de adenoide e mora em Brasília, no Distrito Federal, agende uma consulta conosco e aprenda a respirar de uma nova forma.