Índice
O que é labirintite?
Labirintite é uma doença que pode afetar tanto o equilíbrio quanto a audição, causando tontura, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Trata-se de uma infecção do labirinto, estrutura do ouvido interno formado pela cóclea, responsável pela audição, e pelo vestíbulo e canais semicirculares, que são responsáveis pelo equilíbrio.
Porém, é importante ressaltar que nem todo problema de equilíbrio e zumbido está associado à labirintite. O termo correto para esses sintomas é labirintopatia, sendo a labirintite uma forma mais grave desta patologia.
Tipos
Existem diferentes tipos de labirintite. São eles:
Vertigem paroxística benigna: É o tipo de tontura mais comum. Ocorre devido ao desarranjo dos cristais que existem no labirinto. Pode ser provocado por traumatismo craniano e é mais comum em pacientes com diabetes e colesterol alto.
Síndrome de Ménière: É causada geralmente por problemas metabólicos ou por hábitos alimentares ruins, como dietas com muito açúcar.
Migrânea vestibular: É um tipo de labirintite que causa tontura, desequilíbrio e dor de cabeça, sensibilidade à luz, sons e movimentos. Tem origem genética, mas também pode ocorrer devido ao estresse, alterações hormonais e má alimentação.
O que causa labirintite?
A labirintite pode ser provocada por infecções ou inflamações, como por exemplo a otite e o resfriado. Doenças neurológicas, tumores, traumatismo craniano, mudanças hormonais, além do uso de medicamentos impróprios para o ouvido interno também podem desencadear a doença.
As causas da labirintite podem ser:
- Virais: causadas por infecções provocadas por vírus;
- Bacterianas: quando uma bactéria se instala no labirinto, podendo estar associada à meningite;
- Emocionais: Geralmente ligada ao estresse.
Sintomas de labirintite
Os sintomas mais comuns da labirintite são a tontura e a vertigem, que vêm acompanhada do desequilíbrio. Confira os principais sintomas:
- Tontura e vertigem;
- Desequilíbrio;
- Náuseas e vômito;
- Zumbidos no ouvido e perda de audição;
- Problemas gastrointestinais;
- Suor excessivo;
- Queda de cabelo.
Quanto tempo pode durar uma crise de labirintite?
Uma crise de labirintite pode durar apenas alguns minutos ou, dependendo da intensidade, se estender por horas ou dias.
Diagnóstico
O diagnóstico de labirintite pode ser feito a partir de algumas perguntas do médico sobre os sintomas do paciente. Também é recomendado fazer um exame do ouvido e um exame neurológico completo.
O que é bom para melhorar a labirintite?
Geralmente a crise de labirintite passa sozinha, mas quando preciso é importante consultar um médico especialista, como o otorrinolaringologista. O tratamento é voltado principalmente para minimizar os sintomas. No caso da labirintite bacteriana, o tratamento deve ser feito com antibiótico.
Já a labirintite viral deve ser tratada com:
- Anti-histamínicos;
- Corticoides, em casos mais graves;
- Medicamentos para náusea e vômitos;
- Medicamentos para tontura;
- Sedativos.
A labirintite migrânea vestibular pode ser tratada com medicações anti-enxaqueca. E a vertigem paroxística benigna é tratada com exercícios para reposicionamento dos cristais do labirinto.
Tratamento de labirintite em Brasília, Distrito Federal
Caso você tenha crises de labirintite e more em Brasília, no Distrito Federal, agende uma consulta conosco. Priorize sua qualidade de vida e coloque sua saúde em primeiro lugar.