Índice
O que é Laringite?
Laringite é a inflamação da laringe, região que liga a faringe à traquéia e onde ficam as cordas vocais. Por isso, um dos sintomas da laringite é a rouquidão. A inflamação da laringe pode ser provocada por vírus, bactérias, alguma alergia ou esforço repetitivo da voz. Geralmente uma crise de labirintite passa em até duas semanas, mas também pode ter uma duração maior, no caso da laringite crônica.
Qual é a causa da laringite?
A laringite pode ter diferentes causas, dependendo do tipo da patologia. Ela pode ser classificada em laringite aguda, ou temporária, e laringite crônica.
Laringite aguda
É a forma mais comum de laringite.Geralmente dura até duas semanas, por isso também é conhecida como laringite temporária. Ela pode ser desencadeada por:
- Infecções virais, como as que causam o resfriado, por exemplo;
- Esforço vocal intenso;
- Infecções bacterianas.
Laringite crônica
A laringite crônica costuma durar mais de duas semanas e geralmente é causada pela inalação de substâncias tóxicas ou irritantes por muito tempo, podendo causar lesões ou tumores na corda vocal. Veja algumas causas da laringite crônica:
- Inalação de alérgenos, vapores químicos ou fumaça por longo período;
- Uso excessivo da voz;
- Sinusite crônica;
- Fumar;
- Uso excessivo de álcool;
- Refluxo gastroesofágico;
- Infecções bacterianas;
- Câncer;
- Paralisia das cordas vocais;
- Alteração das cordas vocais na terceira idade.
Laringite Sintomas
O sintoma mais comum da laringite é a rouquidão. A voz pode sofrer alterações de tom, falhar ou até desaparecer totalmente. Veja os principais sintomas da laringite:
- Rouquidão;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dificuldade para engolir.
Qual a diferença de laringite e faringite?
Muitas pessoas acabam confundindo os sintomas da laringite com a faringite. Mas a diferença entre as duas doenças é bem simples: A faringite é a infecção da faringe e geralmente é causada por um alérgeno, sendo caracterizada principalmente pela sensação de coceira na garganta. Já a laringite é a inflamação das cordas vocais e tem como principal sintoma a rouquidão.
Tratamento
Geralmente a laringite aguda pode ser tratada em casa, tomando alguns cuidados e seguindo as recomendações do otorrinolaringologista.
Já para a laringite crônica, pode ser necessário a reeducação da fala com um fonoaudiólogo, para pacientes como cantores e professores, que fazem o uso excessivo da voz. Em casos mais graves, se houver uma lesão séria das cordas vocais devido algum tumor, por exemplo, pode ser preciso fazer uma cirurgia.
O que é bom para melhorar a laringite?
- Descansar a voz, falar estritamente o necessário, em tom baixo e de forma pausada;
- Não pigarrear ou forçar a garganta;
- Beber bastante líquido e manter as cordas vocais hidratadas;
- Não fumar;
- Tomar xarope para tosse seca, se for o caso;
- Usar vaporizador e manter o ambiente úmido.
Dependendo da gravidade, o otorrino também pode receitar alguns medicamentos, como antibióticos e corticosteróides.
Tratamento para laringite em Brasília, no Distrito Federal
Se você tem problemas de rouquidão e mora em Brasília, no Distrito Federal, agende uma consulta conosco. Confie sua saúde nas mãos de um especialista otorrinolaringologista profissional e bem conceituado.