Índice
O que é rinite?
A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Ela pode ser alérgica ou não alérgica. Os sintomas são praticamente os mesmos nos dois casos: obstrução nasal, coriza, espirro, coceira ou alteração do olfato, e geralmente duram mais de uma hora, por dois ou mais dias seguidos.
O próprio resfriado comum é um tipo de rinite, do tipo infecciosa, já que também se trata de uma infecção da mucosa do nariz. Mas quando falamos em rinite, geralmente estamos nos referindo à rinite alérgica ou não alérgica. Cerca de 10% a 25% da população tem rinite alérgica.
As mucosas do nariz são responsáveis por filtrar as partículas tóxicas ou irritantes que entram pelas nossas vias respiratórias como, por exemplo, pó, pêlos e pólen. Elas fazem parte do nosso sistema de defesa e impedem que essas substâncias, chamadas alérgenos, alcancem nossos pulmões.
A inflamação dessas mucosas nasais é justamente o que chamamos de rinite e podem ter vários tipos e causas.
Tipos
Rinite infecciosa: é o resfriado comum, provocado por vírus ou bactérias que causam a inflamação das mucosas nasais.
Rinite alérgica: quando essa reação é mais forte e persistente, trata-se de uma doença crônica e é necessário tratamento.
Rinite não alérgica: tem os sintomas parecidos com a rinite alérgica, mas não envolve o sistema imunológico, como no caso de uma alergia.
Rinite mista: é causada por mais de um agente, podendo ser provocada por vírus ou bactérias.
O que causa a rinite?
A inflamação das mucosas nasais que desencadeiam a rinite pode ser provocada por vírus, bactérias ou partículas tóxicas e/ou irritantes, os chamados alérgenos, que ficam dispersos no ar e entram por nossas vias respiratórias. Alguns exemplos de alérgenos são:
- ácaros (poeira);
- fungos;
- pêlos;
- urina de animais domésticos;
- fumaça de cigarro;
- pólen;
Mudanças drásticas de clima também podem contribuir para a rinite. Alterações hormonais também podem desencadear a inflamação das mucosas nasais.
Quais os sintomas de rinite atacada?
Os sintomas mais comuns são:
- Espirros frequentes;
- Coriza;
- Obstrução nasal;
- Coceira no nariz;
- Coceira e lacrimejamento dos olhos;
- Irritação e coceira no céu da boca e na faringe;
- Coceira no ouvido;
Além disso, a rinite em alguns casos mais severos podem desencadear outras complicações, como:
Tratamento
A busca por um otorrinolaringologista deve ocorrer quando os sintomas da rinite persistirem por mais de 10 dias ou se agravarem e evoluírem para febre, secreção nasal espessa ou em casos crônicos, quando houver recidiva.
O tratamento vai depender do tipo de rinite, alérgica, não alérgica, infecciosa ou mista. Mas geralmente, a maioria dos casos é resolvida logo após a primeira semana. O otorrino pode recomendar fazer lavagem nasal com soro fisiológico abundante e/ou receitar descongestionantes tópico locais e anti-histamínicos .
Além disso, existem algumas medidas que podem ajudar a manter a rinite sob controle, como:
- Dormir em local arejado;
- Evitar coisas que acumulam poeira;
- Evitar ambientes fechados;
- Não acumular lixo;
- Evitar talco, perfume e desodorante em spray;
- Não fumar;
- Não tomar banho quente;
- Limpar o ar-condicionado periodicamente.
Tratamento de rinite em Brasília, Distrito Federal
Se você sofre de rinite e mora em Brasília, no Distrito Federal, não perca mais tempo. Agende uma consulta conosco e recupera sua qualidade de vida.