Índice
O que é septoplastia?
A septoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir o desvio de septo do nariz, que pode acabar acarretando alguns problemas para o paciente. A cirurgia é relativamente simples e consiste na centralização do septo nasal.
Quando devo realizar a cirurgia de desvio de septo?
Primeiro, é importante dizer nem todo mundo que tem desvio de septo do nariz deve necessariamente fazer o procedimento cirúrgico. Assim, cabe ao médico especialista, o otorrinolaringologista, avaliar o nível do desvio e os sintomas apresentados pelo paciente para optar ou não pela cirurgia.
Recomendada-se que a septoplastia só seja realizada após os dezesseis anos, que é quando o septo nasal para de crescer. Entretanto, em alguns casos mais graves, o otorrino pode indicar a cirurgia antes desta idade.
Confira alguns sintomas que podem levar à septoplastia:
- Obstrução nasal recorrente, ou seja, nariz entupido com frequência;
- Sinusite (infecções nos seios paranasais);
- Dor de cabeça (cefaléia);
- Ronco;
- Apneia do sono;
- Aumento das conchas nasais inferiores.
Qual o valor de uma septoplastia?
O valor da septoplastia varia de acordo com o nível do desvio e da complexidade da cirurgia. Por isso, é importante marcar uma consulta de avaliação, pois cada caso possui as suas particularidades e necessidades.
O preço da cirurgia de desvio de septo também pode variar de um profissional ou clínica para outra. Mas o mais importante é você optar pela septoplastia com um otorrino profissional capacitado e que te dê segurança.
Como é feita a cirurgia de de desvio de septo?
Como já falamos, a septoplastia nada mais que do que uma a cirurgia para corrigir o desvio do septo nasal. O procedimento é realizado por dentro do nariz, através de uma fibra ótica com o auxílio de vídeo. É importante ressaltar que não há incisões externas. A cirurgia dura em média entre 30 e 60 minutos, dependendo do grau do desvio e da complexidade do procedimento.
Qual o tempo de recuperação de uma septoplastia?
O tempo de recuperação da cirurgia de de desvio de septo também vai depender do nível do desvio. Em média, o inchaço do septo diminui em aproximadamente 15 dias. Porém, a formação de crostas dos cornetos pode levar até 30 dias para a recuperação total.
Entretanto, o pós-operatório é pouco doloroso, podendo além da formação das crostas, acarretar um pouco de congestão nasal. Para diminuir esses sintomas, o otorrino deve recomendar lavagem nasal com soro fisiológico.
Como dormir depois de uma septoplastia?
Uma das dúvidas mais frequentes de quem está cogitando fazer a cirurgia de desvio de septo é como dormir após o procedimento. A recomendação é dormir com a cabeceira da cama erguida, com pelo menos 30 graus de inclinação, nos primeiros dias após a septoplastia. Nossa dica é: durma com 3 travesseiros. Assim, auxilia na redução do edema das cavidades nasais.
Septoplastia em Brasília, Distrito Federal
Se você mora em Brasília, no Distrito Federal, e está pensando em fazer uma cirurgia de desvio de septo, agende uma consulta conosco e faça uma avaliação para ver suas necessidades.